segunda-feira, 9 de abril de 2012

O túmulo está vazio



E aí santos jovens, como estão passando as oitavas de páscoa? Após participarmos fielmente da Quaresma, Domingo de Ramos, a Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo da Ressurreição, confiantes, podemos celebrar com mais convicção e alegria a oitava de Páscoa, porque Cristo não é o Deus dos mortos, mas dos vivos.  Sendo assim, vamos refletir um pouco sobre o Evangelho de Marcos a partir do capítulo 16, versículos 1-8. Para um melhor entendimento é necessário acompanhar com a bíblia, caso contrário, ficará “flutuando” nas idéias.
Logo no início do evangelho encontramos três personagens: Maria de Magdala e Maria, mãe de Tiago , e Salomé. Aqui já pode surgir um questionamento: Por que Jesus dá o aviso da sua ressurreição logo para as mulheres e não para os seus discípulos? Para responder esta questão teremos que mergulhar no contexto histórico da época de Jesus. Vamos lá?
No período de Jesus Cristo as mulheres não tinham vez e muito menos voz para expressar seus sentimentos e emoções, eram vistas como objetos, sem dignidade e sem valor. Para vocês terem uma idéia de como a mulher era vista como um objeto basta só dizer que, se o marido no dia de núpcias descobrisse que sua parceira não era mais virgem, ele poderia devolver para o pai da moça e anular o casamento. Veja só!!! Uma “devolução de produto”, por isso os pais tinham o maior cuidado sobre suas filhas para não perderem a virgindade antes do casamento, porque perdendo, não teriam serventia nenhuma para a família prometida e muito menos valor financeiro (os dotes).  Será que hoje as mulheres têm voz e vez na sociedade? São tratadas com dignidade de pessoa-humana ou como uma boneca de plástico? Frágil, fria e sem sentimentos?
É triste dizer, mas a meu ver, parece que para algumas, é mais prazeroso viver como um objeto do que ser tratada como um ser humano. Por que comemoramos o dia 8 de março? Para relembrar a dor e a vida daquelas 120 mulheres que morreram queimadas, vivas, dentro daquela fábrica enquanto reivindicavam os seus direitos, cansadas de serem tratadas como máquinas. Infelizmente hoje, a vida destas mulheres não significam nada para algumas, a partir do momento que você decide viver submissa, anulando sua voz diante das injustiças, estrangulando os seus sonhos, preferindo viver na vulgaridade as virtudes, você estará dando as costas para si mesma e para Deus. E quando cair na real, como você estará?
Após um breve histórico, vamos voltar ao Evangelho, as mulheres foram por volta das 4 horas madrugada, o jardim estava envolto por árvores, sendo assim, tente imaginar a cena. Madrugada, mato fechado e lá está você, provavelmente a visibilidade não será das boas. E de repente quando você chega perto do túmulo do seu ente querido a porta (grande pedra) que cobria fora removida. E lá encontram um anjo. Meus caros jovens, anjos existem, não é do tipo filme de ficção cientifica, onde andam armados e matando todos que falam mal de Deus, mas os anjos são seres que podem levar as nossas preces, súplicas para Deus, é por isso que a palavra anjo deriva do grego “anguelos”, que significa mensageiro. Portanto, foi um anjo quem anunciou a Virgem Maria que ela seria a mãe do Salvador a tempos atrás, e agora, mais uma vez, um anjo anuncia às mulheres que Cristo Ressuscitou. 
Jesus é assim meus caros jovens, ele não escolhe os melhores, mas justamente aqueles que para os olhos das pessoas comuns, não passam de seres problemáticos, bobos, inexperientes, sem futuro. Vejam só as pessoas que Jesus escolheu para anunciar sua volta temporária ao mundo, duas simples mulheres, seres que ninguém dava valor: Maria de Magdala e  Maria.  
As vezes quando batemos de frente com alguns fatos na nossa vida poderemos ter a mesma reação que encontramos no versículo 5 do texto (espanto, medo), mas aí vem alguém e diz: - Não tenhais medo. Vários problemas devem serem enfrentados de frente. Qual problema você está passando e talvez esteja sentindo o que estas mulheres experimentaram na pele: o medo. Medo de falar com meus pais? Medo de expressar os meus sentimentos? Minhas aventuras? Qual é o meu medo?
Quando as mulheres chegaram e viram a pedra já rolada, isto queria dizer que todo o obstáculo existente entre homem e Deus, a partir de agora, não existe mais. Qual obstáculo proíbe Jesus entrar no seu coração? Que não deixe você ser amado(a), santo jovem. A pior coisa que pode acontecer para um ser humano é ela não ser amada por ninguém e não querer amar. Como é chato (a) uma pessoa mal-amada. Ninguém quer chegar perto não é? Parece que sempre carrega algo negativo com ela, aonde chega, baixa uma nuvem pesada. Isto é fruto da pessoa que cria um obstáculo, um medo, não quer e nem deixa ser amada.  
Não duvidem da ressurreição, quem não crê que Jesus ressuscitou não acredita no cristianismo. Se as mulheres já não tinham voz imagine agora com esta “bomba” na mão, convencer aos homens que Jesus ressuscitou. Não foi fácil, alguns estudiosos das Sagradas Escrituras, dizem que, alguns pensaram que elas esconderam o corpo de Jesus, ou endoidaram por conta do abalo emocional e do apego ao Mestre. Jesus não fingiu que estava dormindo e depois acordou, ou muito menos, estava em estado de coma e depois voltou a si. Ele realmente morreu, desceu aos infernos e cumpriu o que prometeu: RESSUSCITOU.
Que o amor de Deus toque no seu coração e na sua mente, para que este Jesus ressuscitado entre na sua casa, no seu jardim que é o seu coração e tire todo medo que prende você, medo este que acaba estrangulando seus sonhos, seus desejos, seus projetos. Um forte abraço, uma Feliz Páscoa, são os votos do seminarista David Ângelo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário