segunda-feira, 30 de julho de 2012

Oi genteeeeee

Tudo bem meu povo lindo?? Hoje eu resolvi trazer 2 dicas de musicas muito boas; são elas: "Arde Outra Vez" e " Casa do Pai", ambas de Thalles Roberto. Vou contar  o motivo da escolha dessas musicas... além da sonoridade muito boa e das letras fantásticas, sábado eu comprei por acaso um DVD dele e essas duas musicas mais que chamaram a minha atenção; então resolvi compartilhar com vocês, espero que gostem.
                                         
                                                                            Beijos da Fátima Souza.


          





           

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Oi gente!




Tudo bem com vocês? De hoje à exatamente um ano acontecerá a Jornada Mundial da Juventude, mais conhecida entre nós como JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro e terá como lema:"Ide e fazei novos discípulos entre todas as nações "(Mt 28,19 ). Esse evento reunirá jovens dos 4 cantos do mundo que juntos com o Papa terão uma experiencia de um Deus vivo e uma Igreja jovem.

Tudo começou no ano de 1984, onde mais de 300 mil jovens de todo o mundo responderam ao convite do Papa João Pulo II para o "Jubileu Internacional da Juventude" que foi no Domingo de Ramos; durante esse evento, o Papa entregou ao mundo uma Cruz que se tornou uns dos símbolos das JMJs. Em 1985, as Nações Unidas declararam o"Ano Internacional da Juventude" e por esse motivo ficou decidido que haveria outro encontro em Roma entre o Papa e a Juventude. Esse encontro contou com a presença de mais de 250 mil jovens no Domingo de Ramos; depois de uma semana do encontro, o Papa anunciou que as Jornadas Mundiais da Juventude passariam a serem realizadas periodicamente, nascendo assim a JMJ.


A primeira Jornada foi celebrada oficialmente no Domingo de Ramos de 1986, em Roma; a partir de 1987, as Jornadas passaram a ser realizadas a cada dois ou três anos em um pais diferente. Em 1987, 1 milhão de pessoas se reuniram em Buenos Aires, após Buenos Aires 1987, houve Santiago de Compostela 1989,Czestochowa 1991, Denver 1993, Manila 1995, Paris 1997,Vaticano 2000, Toronto 2002 (que foi a ultima JMJ com a presença fisica do Beato João Paulo II), Colônia 2005 ( Primeira JMJ com o Papa Bento XVI), Sydney 2008 e a mais recente que foi Madri 2011. Por causa da copa que será em 2014, a JMJ no Brasil será em 2013.
Os símbolos da Jornada são a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora que passa por algumas cidades dos país-sede da próxima Jornada como uma forma de preparação para o grande evento; no caso do Brasil, a Cruz e o Ícone irá visitar também algumas cidades da América do Sul como Assunção no Paraguai. A Jornada Mundial da Juventude mostra para as pessoas que a Igreja é jovem!
Espero que alguns de vocês caro leitores possam ter o privilegio de ir para esse grande evento! Me disperso de vocês com um dos hinos que virou um clássico das JMJs.
Beijos da Fátima.

      

terça-feira, 17 de julho de 2012

Jovem sim, criança não!


Jovem sim, criança não!

(Parte 1)



            Olá meus caros jovens, esta breve reflexão sobre o valor da fase que você está vivendo será fundamentada no livro do Novo Testamento chamado Efésios 4, 13-14. Portanto, para entender o objetivo do artigo é necessário acompanhar com a bíblia determinada citação, caso contrário, ficará “flutuando” em relação as ideias do texto. Bíblia em mãos é orientação para ter os pés no chão. Vamos lá!

            Quando alcançamos a maturidade? Quando podemos dizer que uma pessoa tem maturidade? A partir do momento que ela assume as consequências das suas ações. É quando ela tem na sua frente dois caminhos para seguir e tem que escolher um, mesmo que a incerteza bata na sua porta, deve se arriscar, porque fé é isso. Para entender melhor sobre este assunto, fé, vamos partir de um exemplo. Você já pulou de bang-jump? Independente que seja positiva ou negativa a sua resposta, vamos relembrar ou imaginar a cena, ok? Estando em uma ponte, 150 metros do chão, o vento forte sobre seu peito e interiormente um provável friozinho na barriga, pode fazer com que você tome duas decisões: 1-Desistir de pular e esquecer todo o esforço que você fez para estar ali; 2-Fechar os olhos, respirar bem fundo e........? PULAR! A segunda opção é a mais provável, você não chegou ali forçado, impulsionado pelos amigos, mas, por uma escolha sua, somente sua. Porque você, meu caro jovem, é o responsável sobre o direcionamento que sua vida deve levar.

            A fé é assim, em certas situações na vida é necessário respirar fundo, fechar os olhos e pular, ou melhor, se abandonar nos braços de Deus. Isso é algo que para algumas pessoas não passa de uma grande loucura, idiotice, burrice, “acreditar em Deus?” Assim pensam aqueles que acreditam apenas em si mesmos, tem seus corações de pedra, insensíveis ao próximo, a Deus e principalmente, a eles mesmos. Uma pessoa que é incapaz de amar a si mesmo sempre viverá na solidão. Sempre será arrogante, frustrada, terá nojo da palavra amor.

            Mas um jovem decidido, que está de bem com a vida, um jovem maduro, dificilmente os germes da maldade, arrogância, medo, falta de fé, egoísmo, tristeza, depressão, comerão e habitarão sua mente e seu coração. Por que? Porque ele sabe que na vida tem coisas, perguntas que jamais terão respostas racionais. Diga-me o que é a vida? O que a ciência pode responder sobre o que é o amor? Só um jovem que ama pode responder estes questionamentos. Estes jovens que assumem as consequências dos seus atos, demonstrarão para seus pais e a sociedade que são dignos de receber confiança diante das tarefas e situações da vida.

            Apesar,  que para os olhos de um pai e de uma mãe sempre aquele rapaz de 25 anos de idade e aquela mulher de 20 serão vistos como meras crianças, não é por maldade dos pais em relação aos seus filhos, mas, por amor. Quem ama é assim, por mais que o tempo passe dando novas formas ao corpo, para aquele que ama nunca o amado perderá seu encanto, sempre será meu(minha) pequeno(a). Mas o alerta que eu deixo aqui em relação aos pais é que eles não podem pegar o volante da vida dos seus filhos e dizer para onde deve ir e onde deve parar, mas, os pais devem ser na vida dos filhos verdadeiras placas sinalizadoras, apenas mostram o caminho, mas, não são o caminho.

            As vezes por conta de um excesso de carinho dos pais em relação aos seus filhos, pode fazer o jovem (que está vivendo uma fase momentânea não muito boa), chegar a gritar:  ̶ Não sou mais uma criança!!A vida é minha e faço dela o que EU quiser. Aqui mora o perigo. Quando o “eu” tornasse o bichinho de estimação do jovem, isso é muito ruim. O egoísta não lembra da data de aniversário dos amigos, a data de aniversário do seu namoro, não anda de mãos dadas com a namorada, não aceita conselhos, sempre vai a frente e deixa os outros para trás, é triste uma pessoa egoísta e que decide viver como se Deus não existisse. Este jovem não entendeu que “aquilo que o olho não viu, nem ouvido ouviu, nem mente humana concebeu, isso Deus preparou para os que o amam.” (1Cor 2, 9).

Nem tudo passa pelos sentidos como ensinam as faculdades, tem coisas que só a fé juntamente com a maturidade do jovem podem ajuda-lo a colocar os pés no chão. Sinceramente, só um jovem-cabeça para perceber que não é mais um na sociedade, mas, que acreditar em Deus não é fraqueza ou moda, e sim, uma decisão madura perante os olhos daqueles que não acreditam na juventude.



CONTINUA....



Artigo criado pelo seminarista David Angelo, aluno do 3° ano do curso de Teologia no Seminário Maior Nsa. Sra. da Conceição em Aracaju-SE.

             

Oi genteee

Tudo bem com vocês? Hoje eu resolvi trazer mais uma dica de musica muito boa, a musica de hoje é "Mesmo sem entender"de Thalles Roberto; essa musica mostra questionamentos que muitos de nós já fizemos a Deus. Espero que gostem.
Ass: Fátima Souza


Deus, mesmo que eu não consiga entender
E queira tudo do meu jeito
Eu até choro e as vezes até chego a dizer
Por que é que tem que ser tão difícil pra mim
Parece que é difícil só pra mim

Eu sei seus pensamentos são mais altos que os meus
O teu caminho é melhor do que o meu
Tua visão vai além do que eu vejo
O senhor sabe exatamente o que é melhor pra mim
E mesmo que eu não entenda o seu caminho, eu confio

E, Deus, porque sou tão pequenino assim
Vou ficar quetinho aqui no seu colo
Esperando o tempo certo de tudo
Porque eu sei que vais cuidar de mim
E o seu melhor está por vir
Eu sei que é o melhor pra mim

Mesmo sem entender, mesmo sem entender
Mesmo sem entender, eu confio em ti
Mesmo sem entender, eu sei que é o melhor pra mim
Mesmo sem entender

 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Novo site na Arquidiocese de Aracaju dedicado a juventude

E aí meus caros jovens, tudo em paz? Gostaria de partilhar esta notícia com vocês. Foi lançado a alguns dias um site totalmente direcionado para você que tem o espírito jovem. Com grandes novidades, agendas, vídeos, artigos, entre tantas outras coisas mais. Você não vai ficar aí parado né? Toalmente desplugado? Acesse já:





Postado pelo seminarista David Ângelo

domingo, 8 de julho de 2012

Oi gente

Hoje venho trazer uma dica de musica, coisa que não faço há um tempo... a musica de hoje é "Já posso suportar" do Pregador Luo com participação de Trazendo a Arca. Essa musica traz pelo menos 3 citações da bíblia( II Timóteo 4, 7; I João 4, 4 e Apocalipse 21, 3-4) e diz que quem tem Deus ao seu lado poder suportar todas as provações que aparecerem ... vão passar pelo sofrimento mas continuam ali, fieis. Nessa versão essa musica está muito mais bonita vale a pena ouvir com muita atenção #Ficaadica.
Boa noite para todo mundo e espero que gostem da musica.
Ass: Fátima Souza.        


terça-feira, 3 de julho de 2012

Oi gente!


Tudo bem com vocês? Espero que sim! Era para eu ter escrito e publicado esse artigo no dia doa namorados, mas não sabia como organizar as ideias. Hoje eu vou falar sobre namoro, uma fase onde as pessoas deveriam conhecer seu parceiro, digo deveriam, porque hoje, infelizmente , existem casais de namorados que mereciam o Oscar de melhores atores... namoram com uma imagem "perfeita" projetada por seu parceiro(a) , e eles só descobrem ou quando o outro revela a verdade ou quando passam a morar juntos (ou sejam se casam), ai onde o outro mostra a sua verdadeira face.
Um exemplo disso é o filme "A verdade nua e crua" que mostra Abby Richter, uma produtora de um canal de TV que recebe a ajuda de Mike Chadway  ( um cara que fala um monte de "verdades" sobre a mente masculina, sobre o que eles querem e procuram em uma mulher à primeiro momento) para conquistar um fisioterapeuta,vizinho de Abby e que cumpre todas as exigências dela... Abby consegue conquistar o carinha q eu não achei o nome em lugar algum e eles começam a namorar, mas, durante uma viagem ela percebe que ele está namorando uma farsa... está com o sonho de qualquer homem; tudo o que na verdade ela NÃO é... então Abby resolve acabar com toda aquela mentira. Esse filme mostra que não se deve ir pela aparência e sim pela essência.
Quando um casal conhece a essência um do outro, sabe seus defeitos, suas qualidades, seus sonhos, seus medos, um acaba sendo amigo do outro... um acaba tendo mais intimidade como outro e como todo casal briga mas o amor é mais forte que as brigas. Penso que além de namorados é preciso ser amigo da pessoas que está ao seu lado, pois o namoro é uma preparação para um casamento e o tempo é generoso com algumas pessoas, mas com outras não, ou seja rostinho bonito fica com marcas de idade ( RUGAS), corpo sarado fica flácido e somente o que resta é o que a pessoa é. Precisamos olharmos para os nossos parceiros e pensar será que quando eu tivermos velhinhos... de bengala ainda vou querer ter esse ser ao meu lado?
Deixo essa pergunta no ar para você meu/minha caro(a) leitor (a) possa refletir e responder.

                                            Beijos dessa filosofa sem formação: Fátima Souza.
     

domingo, 1 de julho de 2012

São Pedro e São Paulo- Um analfabeto e um intelectual




           Quem verdadeiramente ama não enxerga limites por amor ao seu bom mestre, e esses dois homens são a prova viva disso. Quem ama chega a fazer o possível e o impossível mesmo que custe a sua única vida, tudo isso por acreditar que aquele que entrou em sua vida é a esperança, a solução para as suas perguntas

            São Pedro, homem simples, pescador, mas de temperamento forte, conta a história em Mt 4, 18-20 que enquanto Jesus andava pela beira do mar avistou aquele homem e convidou-o a ser pescador, não de peixes mas de almas. Por que Pedro não rejeitou o convite? Por que Pedro imediatamente largou as redes e seguiu Jesus? O que ele viu nos olhos de Jesus? Pedro ainda não tinha visto nenhum milagre do Messias para acreditar que Ele é o Filho de Deus.

            Pedro é aquele homem simples, analfabeto, que Jesus chamou-o para perto e que sem saber, este analfabeto de temperamento forte mais tarde seria o primeiro Papa da Igreja Católica. Mas, Jesus é assim, Ele enxerga qualidades em você que nenhuma outra pessoa consegue enxergar, porque só quem acredita no outro,  aposta tudo que tem e faz com que o que era desprezado torne-se o centro das atenções. Apesar de São Pedro não ser um homem intelectual foi aquele que se abandonou em Jesus a partir da fé. Este homem não enxergava apenas com os olhos da face, mas, com os olhos do coração.

            O Santo que recebeu do próprio Jesus a chave da porta dos céus, agora recebe a chave dos nossos corações. Ele foi o primeiro a ser chamado para viver com Jesus, chegou a dizer na última ceia que daria a vida por Jesus, mas mais tarde, foi o segundo homem a negar Jesus. Mas Pedro, mesmo negando seu amor em público por Jesus não se entregou ao desespero por ver as consequências de quem tem medo e vergonha de demonstrar os seus sentimentos, reconheceu seu erro e deu a volta por cima.

            A partir desta pequena biografia de Pedro podemos entrar na vida de São Paulo, homem de baixa estatura, letrado, tinha um grande conhecimento em relação a filosofia da época, culto, falava mais de dois idiomas, bom em retórica, é justamente aquele que por acreditar que bastava apenas a razão para responder os problemas da vida, foi o mesmo que caiu do cavalo. E agora temos, São Pedro e São Paulo, um analfabeto e um homem intelectual, mas, movidos pelo mesmo e único amor: Jesus Cristo. Homens que em comum deixaram tudo o que tinha para seguir a Cristo. E nós? Quantas vamos nos desprender daquelas pequenas coisas que tiram o nosso sono para acreditar, se abandonar em Jesus? São Pedro apesar de ser um homem bruto era ao mesmo tempo um homem sensível. Porque Pedro sentiu naquele convite feito por Jesus a beira do mar que algo diferente estava por detrás deste nazareno. E esta sensibilidade é algo que está cada vez mais sendo esquecida por nós, dentro das nossas próprias casas, nos nossos apartamentos. Esta sensibilidade de Pedro seria como você que é casado, ou namora de verdade, ou é noivo, ainda lembra-se do primeiro dia que conheceu o seu parceiro(a)? Como estava o clima? E Ela(e)? Lembra da cor da roupa do seu parceiro(a)? Foi justamente esta virada na vida interior que fez com que São Pedro e São Paulo despertassem para a vida e chegassem a dizer com todas as palavras: - É com ele, com este “cara” que quero viver o resto da minha vida. É por ele e tão somente por Ele que se for preciso dou a minha vida. Pode existir mil Jesus na face da terra, mas, o meu Jesus tem algo que nenhum outro tem.

Quem verdadeiramente ama, pode passar o tempo, os anos, as preocupações, mas, nunca aquela pessoa deixará de ser especial para os olhos do seu amado. Como prova de que o amor de Deus não está limitado a apenas os sentidos, São Paulo escreveu em 1cor2, 9 “o que os olhos não viram, o que os ouvidos não ouviram, o que o coração não sentiu, tudo o que Deus preparou para aqueles que o amam”. Ou seja, o amor de Deus não está limitado a apenas o perfume das rosas, a imagem da aurora, o sabor de algo gostoso, a voz da pessoa amada ou ao toque de carinho, mas, o amor de Deus em relação a você é superior a tudo isto.

            E para concluir esta reflexão sobre estes grandes homens, eles foram aqueles que a Igreja reconheceu como mártires. A própria palavra mártir significa testemunho, São Pedro e São Paulo foram aqueles que com a própria vida deram testemunho em relação à crença deles sobre Jesus. E nós meus caros? A semana já começou, será que nós teremos a coragem de dar a vida se for preciso por alguém? Até quando a insensibilidade vai reinar em nossas casas ou apartamentos? Quantas esposas chorarão para os maridos perceberem que tem algo errado por ali? Quantos jovens entrarão nas drogas para seus pais perceberem que está faltando algo? Quantos pais se sentirão sozinhos por causa dos filhos que não querem saber sobre como foi seu dia? Quantos maridos serão desacreditados pelas suas esposas por não apostarem em seus projetos absurdos? Que São Pedro e São Paulo, um analfabeto e um intelectual, sejam os nossos modelos de sensibilidade e fé para as nossas famílias.